Biologia

Monitor: Teófilo Sucupira de Moura

Email: teobiologi@yahoo.com.br

Formado em Lincienciatura P. em Biologia .

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9395944219055094

Conteúdo Abordado:

Os conteúdos desta área são voltados a microscopia, citologia, ecologia, genética, botânica e jogos lúdicos. Esta área busca ampliar as concepções de crianças, jovens e adultos do ambiente que os rodeia de uma maneira prática e divertida. Com o uso de equipamentos laboratoriais, tecnológicos e materiais de baixo custo.

Algumas Práticas:

Reciclagem

Transmite aos espectadores a técnica da reciclagem de papel favorecendo reflexões e discussões sobre temas da educação ambiental e o que a partir disso pode ser vivenciado no cotidiano dos jovens, bem como utilizar o papel reciclado e outros materiais reutilizáveis como processo artístico e criativo.

Extração de DNA

A partir do uso de oficinas, objetiva-se esclarecer algumas das curiosidades e familiarizar aos educandos do Ensino Médio conceitos básicos sobre a molécula do DNA, sua história e sua importância na atualidade.

Microscopia

Sem dúvidas, o microscópio é uma das ferramentas que na didática de biologia é de importância fundamental. Com o uso do microscópio, pode-se apresentar ao educando um micro universo de seres e texturas que fugiam a seu conhecimento. Sendo assim um forte atrativo a área da ciência a todos que o experimentam.

Fazendo Biologia em Casa!

Microscópio Caseiro:

Um dos maiores impedimentos para o estudo da microscopia é sem sombra de dúvidas a dificuldade de você possuir um microscópio em casa. Mas isso não será mais impedimento caso você queira visualizar alguns protozoários em casa! Aprenda a fazer seu próprio microscópio:

Entendendo a cárie:

Algumas pessoas pensam que a cárie é um “bichinho que come o dentinho”. Mas na verdade é uma colônia de bactérias que se multiplicam nas fendas dentais liberando um Ph ácido que deteriora o esmalte do dente deixando-o fraco. Se a fissura bacteriana alcançar a raiz do dente…  pode causar o apodrecimento do mesmo. Veja o que acontece quando uma substância ácida como o vinagre (ácido acético) entra em contato com o cálcio dos dentes. Neste caso, representado pela casca de ovo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s